contador

domingo, 26 de fevereiro de 2012

A Boneca e a rosa branca

Apressada, entrei em um shopping center para comprar alguns presentes de última hora para o Natal. Olhei para toda aquela gente ao meu redor e me incomodei um pouco. "Ficarei aqui uma eternidade; com tantas coisas para fazer", pensei. O Natal já havia se transformado quase em uma doença.

Estava pensando em dormir enquanto durasse o Natal. Mas me apressei o máximo que pude por entre as pessoas que estavam no shopping. Entrei numa loja de brinquedos. Mais uma vez me surpreendi reclamando para mim mesma sobre os preços. Perguntei-me se os meus netos realmente brincariam com aquilo.

Parti para a seção de bonecas. Em uma esquina encontrei um menino de aproximadamente 5 anos segurando uma boneca bem cara. Estava tocando seus cabelos e a segurava com muito carinho. Não pude me conter; fiquei olhando para ele fixamente e perguntava-me para quem seria a boneca que ele segurava com tatno apreço, quando dele se aproximou uma mulher que ele chamou de tia.O menino lhe perguntou:

"Sabe que não tenho dinheiro suficiente?".
E a mulher lhe falou com um tom impaciente:
"Você sabe que não tem dinheiro suficiente para comprá-la".
A mulher disse ao menino que permanecesse onde estava enquanto ela buscava outras coisas que lhe faltavam. O menino continuou segurando a boneca.  Depois de um tempo, me aproximei e perguntei-lhe para quem era a boneca. Ele respondeu:

"Esta é a boneca que minha irmãzinha tanto queria ganhar no Natal. Ela estava certa de que Papai Noel iria trazê-la". Então eu disse ao o menino que o Papai Noel a traria. Mas ele me disse:
"Não, Papai Noel não pode ir aonde minha irmãzinha está. Eu tenho que entregá-la à minha mãe para que ela leve até a minha irmãzinha".
Então eu lhe perguntei onde estava a sua irmã. O menino, com uma feição triste, falou:

"Ela se foi com Jesus. Meu pai me disse que a mamãe irá encontrar-se com ela". Meu coração quase parou de bater. Voltei a olhar para o menino. Ele continuou:
"Pedi ao papai para falar para a mamãe para que não se vá ainda. Para pedir-lhe para esperar até que eu volte do shopping".

O menino me perguntou se eu gostaria de ver a sua foto e respondi-lhe que adoraria. Então, ele tirou do seu bolso algumas fotografias que tinham sido tiradas em frente ao shopping e me disse:

"Vou pedir para o papai levar estas fotos para que a minha mãe nunca se esqueça de mim. Gosto muito da minha mãe, não queria que ela partisse. Mas o papai disse que ela tem que ir encontrar a minha irmãzinha". Me dei conta de que o menino havia baixado a cabeça e ficado muito calado.

Enquanto ele não olhava, coloquei a mão na minha carteira e retirei algumas notas. Pedi ao menino para que contasse o dinheiro novamente. Ele se entusiasmou muito e comentou:
"Eu sei que é insuficiente". E começou a contar o dinheiro outra vez. O
dinheiro agora era suficiente para pagar aboneca. O menino, em uma voz suave, comentou :

"Graças a Jesus por dar-me dinheiro suficiente".
Ele falou ainda:
"Eu acabei de pedir a Jesus que me desse dinheiro suficiente para que eu comprar esta boneca para a mamãe levar até a minha irmãzinha. E ele ouviu a minha oração. Eu queria pedir-Lhe dinheiro suficiente para comprar uma rosa branca para a minha mãe também, mas não o fiz. Mas Ele acaba de me dar o bastante para a boneca da minha irmãzinha e para a rosa da minha mãe. Ela gosta muito de rosas brancas...".

Em alguns minutos a sua tia voltou e eu, desapercebidamente, fui embora. Enquanto terminava as minhas compras, com um espírito muito diferente de quando havia começado, não conseguia deixar de pensar naquele menino. Segui pensando em uma história que havia lido dias antes num jornal, a respeito de um acidente, causado por um condutor alcoolizado, no qual uma menininha falecera e sua mãe ficara em estado grave.
Então lenbrei-me de uma noticia no jornal local de dois dias atrás, quando foi mencionado que um homem bebâdo numa camionete,bateu em outro carro, e que no carro estavam uma jovem senhora e uma menina. a menina morreu na hora e a Mãe estava na UTI. E pensei será que seria a mãe daquele garotinho? dois dias depois eu li no jornal que a jovem senhora havia falecido.Não conseguia tirar o menino da minha mente. Mais tarde, comprei um buquê de rosas brancas e as levei ao funeral onde estava o corpo da mulher.

E ali estava; a mulher do jornal, com uma rosa branca em uma de suas mãos, uma linda boneca na outra, e a foto de seu filho no shopping. Eu chorava e chorava... Minha vida havia mudado para sempre. O amor daquele menino pela sua mãe e irmã era enorme. Em um segundo, um condutor alcoolizado havia destroçado a vida daquela criança.

Agora você que leu está história tem duas Opções:

1- mande essa mensagem a todos as pessoas que você conhece.

2- ou ignore esta mensagem e faça de conta que ela não tocou o seu coração.
se você mandar essa mensagem,talvez ajude aquelas pessoas que bebem e saem a dirigir pelas ruas a pensar um pouco mais e ajude a prevenir acidentes que acontecem durante os feriados.
preocupa-se um pouco com as outras pessoas, antes de sair dirigindo bebâdo pelas ruas, e pegue as chaves daqueles que julgam necessário, você estará salvando vidas de outras pessoas e a sua também e assim vamos levando a vida...


sábado, 25 de fevereiro de 2012

Convertei-vos e crede no evangelho!

Com o sinal das cinzas marcamos nossa entrada no templo da quaresma. O reino de Deus está próximo: converti-vos e crede no evangelho!
Com Jesus, no deserto, silenciando nossos desejos vãos ,cobiça e ganância, buscamos forças para vencer as tentações. Então, a nossa campanha da fraternidade será autentico empenho por mais humanização na saúde e ao alcance de todos.  A igreja , em oração, pede que Deus se volte para o seu povo sofrido com a ternura e a compaixão de seu coração de pai.
A nova aliança de Deus é de amor e de Misericórdia e se estende a toda criação. As águas do dilúvio  são imagens das águas do Batismo nos compromete e nos salva. Cristo, vencendo as tentações, nos ensina que o reino de Deus chegou e nós, mesmos tentados, devemos nos converter e crer no evangelho.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Esclarecimentos: católicos e espíritas Esclarecimentos: católicos e espíritas Esclarecimentos: católicos e espíritas


Ou sou Católico… Ou sou Católico!

  O Brasil é o País com o maior número de batizados. Muitos são os batizados na Igreja Católica, porém, poucos são os “CATÓLICOS”. É comum ouvirmos: sou católico, mas não praticante! Na verdade, não é nada! Não existe meio termo! São João, no Livro do Apocalipse, assim diz: “… não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente; mas, visto que és morno, nem frio nem quente, vou te vomitar da minha boca” (Apocalipse 3, 15-16). Além disso, não podemos servir a dois senhores, ou ainda, ter uma fé-religião de conveniência, interesse, utilidade… A nossa opção é uma decisão de fé!

Catolicismo versus Espiritismo

  O Espiritismo é amplamente difundindo nos dias de hoje. Infelizmente, alguns “católicos” declaram-se “espíritas” (ou adeptos da doutrina espírita) e vice-versa. Isto tudo, no entanto, revela, ao mesmo tempo, um desconhecimento total da teologia católica e da doutrina espírita. Total ignorância!Em breve síntese comparativa, é possível demonstrar – a partir de alguns aspectos – o abismo e a contradição existentes entre a Teologia Católica e o Espiritismo (Kardecista).
  A) Importante ter presente que o Espiritismo não é uma religião, mas uma doutrina.
  B) Para nós cristãos-católicos a vida humana é irrepetível e única: “Está decretado que o homem morra uma só vez, e depois disto é o julgamento” (Carta aos Hebreus 9, 27). Assim, a morte é o fim da peregrinação terrestre. Quando tiver terminado “o único curso da nossa vida terrestre” (Lumen Gentium, 48), não voltaremos mais a outras vidas terrestres. Cremos na vida eterna! (cf. João 6, 27.51; Mateus 10, 28). A doutrina Espírita crê na pluralidade das existências terrestres. Assim, nossa vida atual não é a primeira nem será a última existência corporal (doutrina da reencarnação).

Ressurreição versus Reencarnação

C) Nós cristãos-católicos acreditamos firmemente na Ressurreição da carne. Como Cristo ressuscitou dos mortos e vive para sempre, assim também, depois da morte, os justos viverão para sempre com Cristo ressuscitado e Ele os ressuscitará no último dia (João 6, 39-40). A ressurreição dos mortos é um elemento essencial da fé cristã (cf. 1ª Carta aos Coríntios 15, 12-14.20). Deus na sua onipotência restituirá definitivamente a vida incorruptível aos nossos corpos unindo-os às nossas almas. O Espiritismo centraliza a sua doutrina na reencarnação. A alma humana, separada do corpo pela morte, irá, durante certo tempo, alojar-se em outro corpo humano para purificar-se. Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar: eis a lei! A reencarnação traz consigo duas leis: a lei do progresso e a lei de causa-e-efeito. Na lei do progresso, é afirmado que a cada reencarnação o espírito avança no estágio da perfeição, sem regresso. À alma evoluída totalmente dá-se o nome de “espírito de luz”. Na lei de causa-e-efeito ou “lei do karma” acontece a purificação. O “karma” aparece como um sistema de purificação e progresso do espírito, onde todas as más ações devem ser purificadas, nesta ou em vidas seguintes. Decorre desta concepção, uma visão essencialmente dualista e negativa do corpo humano!

Misericórdia versus “Karma”


  D) Nós cristãos-católicos acreditamos na Misericórdia de Deus, na remissão dos pecados. Cremos na cruz redentora de Jesus, no seu amor que tudo renova, recria… O Espiritismo, baseado na “lei do karma”, crê que tudo o que se faz de errado deve ser pago. A conquista da meta final, para o espírita, se obtém por méritos próprios: em cada nova existência a alma avança e progride na proporção de seus esforços. A alma deve se reencarnar para expiar (remir) seus pecados e para progredir sem cessar.
Jesus, nosso Deus e Salvador versus Auto-redenção
  E) Nós cristãos-católicos temos em Deus, a fonte de toda a vida, de toda a graça. A salvação vem de Deus. “É pelo sangue de Jesus Cristo que temos a redenção, a remissão dos pecados, segundo a riqueza de sua graça que Ele derramou profusamente sobre nós” (Carta aos Efésios 1, 7). O Mistério da Páscoa de Jesus (o sacrifício na Cruz e sua ressurreição – por AMOR) é a essência da fé cristã. Negá-lo é rejeitar o próprio Cristo! A Salvação consiste na comunicação da vida divina! Cristo nos concede a graça da participação da natureza divina (cf. 1ª Carta de Pedro 1, 4). Ninguém por si só e com as próprias forças se liberta do pecado e se eleva acima de si próprio. Todos necessitam de Cristo! O Espiritismo crê na auto-redenção. O perdão, a graça, a misericórdia não têm lugar na doutrina espírita. Aliás, não crê em Jesus Cristo como Deus! Para o Espiritismo, Cristo é um espírito avançado, “espírito de luz”, um modelo a ser seguido… mas não é Deus, não é Salvador! Desta forma, nega, também, a Santíssima Trindade! Assim sendo, o Espiritismo é essencialmente contraditório ao Cristianismo!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Capelinhas de Nossa Senhora

Esta pastoral esta a serviço da Evangelização colocando na vanguarda a imagem da Mãe. Maria se manifesta como a portadora de Cristo, de suas Bênçãos e graças nas Famílias, para que estas  acolham  em seus lares a exemplo do apóstolo João que a amparou ao pé da cruz. Com esta pastoral procuramos pessoas da comunidade que se disponha a zelar pela capelinha da sua rua do seu bairro, buscando cristãos  católicos que queiram recebê-la em seus lares. Esse trabalho missionário é levar  Nossa Senhora, para que como Mãe, ela desperte o filho muitas vezes adormecido no coração das pessoas. Sua presença maternal toca e transforma as famílias, sua visita esta  unida á oração do terço onde aprendemos a seguir Cristo recordando os Mistérios que Deus realizou na vida de Maria em vista da nossa salvação. 

CÁRITAS

O serviço da caridade é uma ação que acompanha a Igreja desde sua origem. Jesus tem cuidado e predileção para com os necessitados; dá pão a quem tem fome, saúde ao doente, perdão ao pecador.

Nós somos a igreja de Jesus Cristo e precisamos agir para auxiliar o próximo. Desta maneira o nosso auxilio se dá quando ajudamos a quem precisa em nossa rua, casa, família e também quando colaboramos com o quilo mensal que serve para os necessitados.

Muitas pessoas se dizem igreja, mas não conseguem assumir as necessidades do próximo a exemplo de Cristo e tantos Santos como São Francisco e Santo Antônio de Pádua. Há famílias que ao fazer seu rancho mensal já separam parte das compras entregam na paróquia para que sejam entregues as famílias cadastradas na secretaria.

Todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos pequeninos foi a mim mesmo que o fizeste (Mt 25,40)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Apresentação: O cartaz da CF 2012 Apresentação: O cartaz da CF 2012






O cartaz atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente que necessita de cuidado (Lc 10,29-37). A mão do profissional da saúde, segurando as mãos da pessoa doente, afasta a cultura da morte e visibiliza a acolhida entre irmãos (o próximo). A Igreja como mãe, em sua samaritanidade, aproxima-se e cuida dos doentes, dos fracos, dos feridos, de todos que se encontram à margem do caminho.

O profissional de pé, o enfermo sentado, olhos nos olhos, lembram o compromisso e a dedicação do profissional da saúde, no processo de cura do paciente, e a confiança do doente naquele que o acolhe e cuida. A acolhida e o cuidado aliviam a dor, estabelecem uma relação de confiança decisiva para a cura e superação das barreiras sociais.

A cruz, que sustenta e ilumina o sentido do cartaz, recorda a salvação que Jesus Cristo nos conquistou. Ela ilumina a vida humana, a morte, as dores, o sofrimento das pessoas sem assistência de saúde. No entanto, é ela também que ilumina o encontro entre o profissional da saúde e o doente, pois aponta para a esperança da transformação completa: um novo céu e uma nova terra.

A alegria do encontro retratado no cartaz recorda aos profissionais da saúde que foram escolhidos para atualizarem a atitude do Bom Samaritano em relação aos enfermos. Mobiliza os gestores do sistema de saúde a se empenharem para possibilitar atendimento digno e saúde para todos. Que a saúde se difunda sobre a terra.

História da CF 2012



A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
- Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
- Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal no Rio Grande do Norte, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.
Em seu início, teve destacada atuação o Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB, sob cuja dependência estava a Cáritas Brasileira, que fora fundada no Brasil em 1957. Na época, o responsável pelo Secretariado de Ação Social era Dom Eugênio de Araújo Sales, e por isso, Presidente da Cáritas Brasileira. O fato de ser Administrador Apostólico de Natal explica que a Campanha tenha iniciado naquela circunscrição eclesiástica e em todo o Rio Grande do Norte.
Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, em andamento na época, e realizado pela primeira vez na quaresma de 1964. O tempo do Concílio foi fundamental para a concepção e estruturação da Campanha da Fraternidade, bem como o Plano Pastoral de Emergência e o Plano de Pastoral de Conjunto, enfim, para o desencadeamento da Pastoral Orgânica e outras iniciativas de renovação eclesial. Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os Bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.
Em 20 de dezembro de 1964, os Bispos aprovaram o fundamento inicial da mesma intitulado: Campanha da Fraternidade - Pontos Fundamentais apreciados pelo Episcopado em Roma. Em 1965, tanto Cáritas quanto Campanha da Fraternidade, que estavam vinculadas ao Secretariado Nacional de Ação Social, foram vinculadas diretamente ao Secretariado Geral da CNBB. A CNBB passou a assumir a CF. Nesta transição, foi estabelecida a estruturação básica da CF. Em 1967, começou a ser redigido um subsídio maior que os anteriores para a organização anual da CF. Nesse mesmo ano iniciaram também os encontros nacionais das Coordenações Nacional e Regionais da CF. A partir de 1971, participam deles também a Presidência e a Comissão Episcopal de Pastoral.
Em 1970, a Campanha da Fraternidade ganhou um especial e significativo apoio: a mensagem do Papa em rádio e televisão em sua abertura, na quarta-feira de cinzas. A mensagem papal continua enriquecendo a abertura da CF.
De 1962 até hoje, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida num determinado tempo (quaresma), para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade a partir de um problema específico que exige a participação de todos na sua solução. É grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária como a verdadeira penitência que Deus quer de nós em preparação da Páscoa. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade, de exercício de pastoral de conjunto em prol da transformação de situações injustas e não cristãs. É precioso meio para a evangelização do tempo quaresmal, retomando a pregação dos profetas confirmada por Cristo, segundo a qual a verdadeira penitência que agrada a Deus é repartir o pão com quem tem fome, dar de vestir ao maltrapilho, libertar os oprimidos, promover a todos.
A Campanha da Fraternidade tornou-se especial manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013
Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. 

HISTÓRIA DO CARNAVAL



Esta festa profana (civil) teve origem no Egito, onde há 4000 a.C., povos antigos celebravam a fertilidade e a colheita das primeiras lavouras. Os povos antigos cultuavam aos deuses, pois não conheciam o Único e Verdadeiro Deus, adorado pelos cristãos.
Portanto se explica a consagração das festas carnavalescas à deusa Ísis no Egito Antigo, e mais tarde, às Divindades Dionisus, Baco, Saturno e Pã do mundo greco-romano.
Com a evangelização dos povos, as festas pagãs não foram abolidas em seu caráter positivo marcado pelas músicas, danças, celebrações e outras manifestações culturais, mas purificadas dos excessos carnais que tinham reduzido as festas carnavalescas em manifestações do sexo, bebidas e cultos idolátricos.
No Cristianismo o carnaval foi se tornando ao longo da história um festejo das vésperas da Quaresma e de autêntica alegria, tanto assim, que no século XV o Papa Paulo II permitiu um carnaval romano em frente do seu palácio, e outras manifestações populares que irradiavam uma verdadeira inculturação do Evangelho.
Hoje muitos escolhem regredir ao modo pagão de viver o carnaval, e estes são os mesmos que correm os riscos de colherem as desgraças próprias do pecado. A Igreja não desistiu da festa do carnaval, por isso se multiplicam os retiros e acampamentos que promovem a verdadeira e sadia alegria, nestes dias que antecedem a Quaresma e próprios para festejarmos com segurança nos caminhos de Jesus.
Pe. Fernando Santamaria - Comunidade Canção Nova

PAPA CONFIRMA SETE CANONIZAÇÕES


basilica_sao_pedro_okNa manhã deste sábado, 18/02, Bento XVI preside na Basílica de São Pedro, no Vaticano, uma reunião pública com os cardeais chamada de “Consistório Ordinário”. Neste encontro, além da criação de 22 novos cardeais, o papa irá confirmar a canonização de seis beatos, de diferentes partes do mundo.A lista dos que serão canonizados é a seguinte:2 sacerdotes: James Berthieu, sacerdote professo da Companhia de Jesus, que nasceu na França em 1838, mas morreu como mártir em Madagascar em 1896; eGiovanni Battista Piamarta, sacerdote que fundadou a Congregação Família de Nazaré e humildes servos do Senhor. Italiano que viveu entre 1841 e 1913, ficou conhecido como “o pai dos trabalhadores”.2 religiosas: Maria do Monte Carmelo, virgem fundadora da Congregação Missionária do Ensino Irmãs Concepcionistas; e Mary Anne Cope, religiosa professa da Congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco de Syracuse (Nova York);3 leigos: Pedro Calungsod, que viveu no século XVII, falecido aos 17 anos nas Filipinas, onde era sacristão e catequista. Sofreu o martírio junto com outro beato, Diego de San Luis Vitores. Catherine Tekakwitha, que foi a primeira nativa norte-americana beatificada, e que agora será canonizada; e Anna Schäffer, alemã que viveu na virada do século XIX para o XX e que se destacou por sua fé na vontade de Deus, apesar de seu estado de doença que a deixou na cama por 25 anos.A cerimônia de confirmação da canonização será realizada na Basílica Vaticana após a liturgia de criação dos 22 novos cardeais da Igreja Católica. Entre eles, está o arcebispo emérito de Brasília e atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Religiosa e Sociedade de Vida Consagrada, o brasileiro dom João Braz de Aviz.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

O amém que é sim para Deus O amém que é sim para Deus

Temos sede do encontro com o senhor e de uma mais profunda comunhão com os irmãos.

Como nos Domingos anteriores, a palavra apresenta Jesus que cura da enfermidade,mais, acima de tudo, cura o mais profundo de nossa existência com sua ação salvítica. Ele nos devolve a dignidade de filhos e filhas amados de Deus. Em Jesus todas as promessas de Deus têm o seu “SIM” garantido. Queremos viver com intensidade.

Deus está sempre na nossa história, na travessia da dor e, também, nas alegrias, com sua bênção e seus dons. Bendizemos o senhor, nosso Deus, desde sempre, agora e para sempre.

O profeta anuncia um tempo novo e de esperança, pois, apesar das fraquezas do povo, Deus cancela suas culpas, porque é o seu povo. São Paulo afirma que em Cristo se cumpriu a promessa. Ungido pelo espírito disse “SIM” AO pai para nós darmos também o “AMÉM”.NO Evangelho Cristo revela sua divindade ao perdoar os pecados, merecendo o reconhecimento de todos.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Conselho de psicologia dá ultimato de 15 dias para que psicologa negue sua fé Cristã

  
 

Segundo a denúncia do site Nação Pró-família o CRP (Conselho de psicologia) do Paraná deu um prazo de 15 dias para que a psicóloga Marisa Lobo tire das redes sociais toda mídia que a vincule a sua fé Cristã ameaçando-a de cassação.

A psicóloga cristã Marisa Lobo publicou uma imagem sua em frente ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná lendo uma Bíblia, enquanto aguardava para ser ouvida pelas fiscais do CRP deste estado, e afirmou na rede social que estava lendo “seu manual de ética” enquanto aguardava. A foto virou motivo de escândalo e Marisa recebeu ultimato do Conselho para que retire de seus perfis em mídias sociais toda e qualquer menção à sua crença pessoal de fé. Caso a psicóloga se negue a fazê-lo terá seu registro profissional cassado. 

As denúncias contra ela teriam sido feitas por ativistas homossexuais e outros favoráveis à legalização das drogas. A psicóloga cristã preside o movimento “Maconha Não” que é um movimento criado para lutar contra a legalização da Maconha e de quaisquer outras drogas ou substâncias psicoativas que venham prejudicar a saúde mental, física e social do ser humano. O movimento conta com o apoio de deputados federais de todo o país.

Segundo as duas fiscais que receberam Marisa Lobo, a sua postura de declarar-se psicóloga e cristã, assumindo-a nas redes sociais, além dos seus questionamentos ao conteúdo do polêmico kit gay que seria distribuído nas escolas públicas do Brasil, supostamente feriam o conselho de psicologia por estar “induzindo pessoas a posições contrárias ao homossexualismo e a convicções religiosas”.

"Sobre a mesa colocaram Xerox de recados de twitter, o que me deixou indignada, como poderia estar sendo chamada para discutir ética, por denúncias de ateus, militantes gays, canabistas sem base legal alguma e que claramente me perseguem pelas minhas posições de direito de professar minha fé”, relata Marisa. 

“Me senti perseguida, ouvi coisas absurdas, uma pressão psicológica que se eu não tivesse sanidade mental, teria me acovardado e desistido de minha fé", partilhou.

"Tentaram o tempo todo me vincular a homofobia, deixei claro que processaria todos eles, pois não sou homofóbica, nunca agredi ninguém apenas tenho minhas opiniões, que foram claramente negadas a mim pelas fiscais, me senti tolhida em meu direito de liberdade de expressão."

Segundo recolhe Nação Pró-família, as autoridades do CRP-PR disseram à psicóloga coisas como: 

"Você não tem o direito, não pode se dizer Cristã e psicóloga ao mesmo tempo é ferir o código de ética."
"Você não pode dizer que Jesus cura, sendo psicóloga".
"Você não pode se dizer psicóloga e cristã, guarde sua fé pra você, não tem direito de externar para mídia".
"Você não pode dar declarações que induza pessoas a acreditar que seu Deus cura, como faz em seus sites e blogs."

"Quando questionei que estavam me pedindo para negar Deus se quiser continuar exercendo minha profissão, elas se olhavam, e diziam: Não é isso, você pode ter sua fé mas não pode externar, guarde pra você, pois está induzindo pessoas a acreditarem em você pela sua influência", relata Marisa.

"Deixei claro que não uso a religião para tratar meus pacientes, não tenho nenhuma reclamação em 15 anos no conselho, eles sabem disso. Então não estava entendendo, porque tanto código de ética. Se com meus pacientes nunca cometi um erro”.
“Sou uma cidadã livre, a constituição me dá esse direito de professar minha fé, fora do meu consultório” mas "como psicóloga não””, destacou Marisa.

"Quando disse que então seria cassada, pois não negaria minha Fé, uma delas que disse: “Você não precisa ser cassada pode abandonar a psicologia"”. 

Marisa disse que não abandonaria sua profissão e recebeu do conselho a seguinte ordem: "então deixe de falar de seu Deus de sua fé."
"Eu enfrentei e disse vamos para o enfrentamento e cassação", disse a psicóloga cristã.

Marisa Lobo afirmou que tem 15 dias para tirar das redes sociais tudo que a vincule à religião, mas já avisou: “Não nego minha fé".


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dom Remídio Bohn se despede do Vicariato de Guaíba


 
Gratidão e emoção foram as marcas da celebração eucarística de despedida de Dom Remídio José Bohn do Vicariato Episcopal de Guaíba, ocorrido no domingo, dia 12 de fevereiro na Igreja de Nossa Senhora do Livramento, sede do vicariato. Por nomeação do Papa Bento XVI, no próximo dia 26 de fevereiro, o Dom Remídio será empossado como Bispo da Diocese de Cachoeira.

A celebração foi uma oportunidade para que os católicos daquela região manifestassem sua gratidão pelo pastoreio de Dom Remídio a frente da Igreja local. O próprio bispo presidiu a missa que foi concelebrada pelos padres Bonifácio Zimmer, José Inácio Sant’Anna Messa, Elemar Griebeler e Renato Neuhaus.
 

Durante a missa o Pe. Bonifácio fez um agradecimento especial em nome de todo o vicariato. O agradecimento ganhou forma em uma placa comemorativa. Também durante a celebração, e por diversas vezes, Dom Remídio se emocionou, chegando as lágrimas. O bispo nomeado de Cachoeira recordou todo o trabalho feito e agradeceu aos padres e aos fiéis que o ajudaram no trabalho realizado.

Um coquetel confraternizou os presentes no salão de festas da paróquia.

Posse na Diocese de Cachoeira

Dia 26 de fevereiro de 2012 às 9h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, acontecerá a posse do Bispo Dom Remídio José Bohn, em missa solene.

O Vicariato de Guaíba colocou um ônibus a disposição da comunidade, que sairá da frente da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento, dia 26 de fevereiro, às 5h30min, ao custo de R$ 25,00 por pessoa.

As inscrições já se encontram abertas junto às secretarias da Paróquia Nossa Senhora do Livramento (fone. 3480 1465) e Vicariato de Guaíba (fone. 3401 0180). Para a inscrição é necessário nome e n° do documento de identidade.


sábado, 11 de fevereiro de 2012

EU QUERO FICAR CURADO !

Participamos do mistério  pascal de Cristo  e pela ação do espirito santo passamos da morte para a vida.
Em  Jesus, que cura o  leproso e o reintrega na comunidade, é Deus mesmo que vem cuidar do seu povo. Movido de compaixão  Jesus  estendeu a mão, tocou nele e disse-lhe : “Eu quero: fica curado” com a vida e a palavra Jesus  anunciou  ao mundo que Deus é pai e cuida de todos como filhos e filhas.
Importa não buscar  o que é vantajoso para si mesmo, mas o que é vantajoso para todos, afim de que sejam salvos. No senhor exaltemos de alegrias.
A lei de antiga discriminava o doente contagioso e o excluía do convívio social. Mas São Paulo ensina o amor de Cristo, o convívio fraterno e se torna o modelo de segmento. Jesus é compassivo  com todos, acolhe e ama os doentes, estende-lhes a mão e os  reintroduz na comunidade.


NELSON  CLJ NSA SS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

De que tamanho é sua fé?

Postado por: homiliafevereiro 9th, 2012 A+A- Jesus e os Seus discípulos estavam sob uma considerável pressão, pois a hostilidade dos judeus intensificava-se. Assim, o Mestre e os Seus seguidores retiraram-se para as fronteiras de Tiro e Sidônia e, não querendo que alguém soubesse disso, o Senhor entrou numa casa onde esperava encontrar alguma privacidade.
Mas, significativamente, Jesus não pode ficar escondido, porque a Sua mensagem era demasiado maravilhosa e os Seus feitos demasiado poderosos para serem ocultados.
Trata-se do Sumo Bem personalizado em Jesus, por isso, não se pode esconder seja a quem for. Sua fama precedia-O aonde quer que Ele fosse.
Dentro dessa visão, uma mulher com o coração despedaçado O procura e O descobre. Ela era de origem cananeia, isto é, tinha raízes pagãs. A mulher estava extremamente aflita devido ao fato de sua filha estar possuída por um demônio que lamentavelmente a atormentava.
Tendo em vista o pedido que queria fazer, esta mãe ansiosa seguiu Cristo e os que O acompanhavam, tendo–Lhe rogado que tivesse compaixão dela e curasse a sua filha. Muitos pensam que o Senhor a tratou de uma forma descuidada, quase rudemente. No entanto, esse ponto de vista não tem qualquer fundamento.
Uma análise mais cuidadosa revela que Cristo conhecia a qualidade da alma dessa mulher e Ele a desafiou a amadurecer. De um modo maravilhoso, o Mestre colocou vários obstáculos no caminho da cananeia. E cada um destes obstáculos ela superou com uma fé radiante. Finalmente, Jesus exclamou: “Ó mulher, grande é a tua fé!” e Ele curou a sua filha sem nem sequer ter colocado os olhos sobre a criança. Que qualidades caracterizavam a fé dessa mulher, a ponto de receber tão grande elogio por parte do Salvador?
Ela, embora com antecedentes pagãos, tinha obviamente conhecimento em relação ao Filho de Deus. Isso é evidenciado pelo fato de ela tratar Jesus como “Senhor, filho de Davi”.
Onde teria ela aprendido sobre o Filho de Deus? Teria ela ouvido alguém falar sobre Ele? Teria ela viajado para a Galileia, estando presente entre as multidões que O seguiam? Essas perguntas devem permanecer sem resposta. O fato é que ela acreditou.
Jesus ensinou em uma ocasião: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.”. As formas verbais denotam ação contínua, persistência. Essa senhora encantadora entendeu bem esse princípio, tanto que a sua fé era da mais tenaz.
Conforme sugerido anteriormente, com a intenção de aumentar e testar a sua fé, o Senhor colocou pequenas barreiras no caminho dessa mulher, mas ela as superou uma a uma. Isso é uma evidência clara da percepção divina de Cristo, que penetrava através da essência da alma dessa mulher. Ela era uma pessoa forte, mas este encontro com o Filho de Deus a tornaria ainda mais forte.
Os discípulos sugeriram que Cristo concedesse apressadamente o pedido da mulher para que ela os deixasse em paz. Com certeza, essa foi a intenção do pedido feito pelos discípulos. E isso está claramente implícito na natureza da resposta dada pelo Senhor. Jesus respondeu que Ele havia sido enviado apenas às ovelhas perdidas da casa de Israel. E isso excluía essa mulher gentia. Mas ela não desistiu!
Cristo disse-lhe: “Deixa que primeiro se fartem os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Muitos se queixam de que nessa ocasião o Senhor usou uma linguagem ofensiva aos gentios, mas o termo grego utilizado para a palavra “cães” é diminutivo, significando um pequeno cachorrinho de estimação. A expressão não é áspera como poderia parecer.
Então, essa mulher perseverante “agarrou-se” ao significado da palavra “primeiro”. Sendo certo que ela reconheceu a prioridade dos judeus no plano do Deus, claramente ela detectou a inferência de que os gentios no futuro também receberiam a benevolência do Salvador, tendo pensado provavelmente: “Por que não agora?”
Desse modo, com um argumento brilhante, ela contrapôs: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Ela ficaria satisfeita com apenas uma migalha da mesa do seu Mestre. Que grande mulher! Ela agarrou-se firmemente à Misericórdia Divina, não sendo de admirar que o Salvador tivesse elogiado a sua grande fé!
Embora a mulher siro-fenícia tivesse rogado ao Senhor dizendo: “Tem compaixão de mim”, de fato, o pedido foi para a sua filha. A sua paixão estava tão dirigida para a sua filhinha que ela colocou de lado quaisquer necessidades pessoais e sentimento ede orgulho e implorou pelo bem-estar da sua criança aflita. A história de um espírito tão disposto ao sacrifício é deveras refrescante nestes dias, quando o abuso infantil é um drama tão comum.
Essa mulher entendeu bem o conceito de que uma fé sem obras está morta. Embora não lhe tivessem pedido para executar nenhum ato específico de obediência, quando Cristo visitou a sua região, ela buscou-O, seguiu-O, adorou-O, apelou para Ele e argumentou com Ele. Se ela tivesse atuado segundo a premissa de que “contanto que acredite que isso seja assim, assim será”, a sua filha teria permanecido na mesma situação deplorável.
É uma grande verdade que, segundo o Novo Testamento, nenhuma pessoa foi alguma vez abençoada por causa da sua fé pessoal, sem que essa fé tivesse sido manifestada em ações.
Quão triste teria sido se esta estimável mulher tivesse raciocinado do seguinte modo: “Sou gentia, uma mera mulher sem nenhuma reputação. Quem sou eu para receber qualquer bênção deste importante Nazareno?” Tivesse sido esse o caso, ela não teria pedido e, por conseguinte, não teria recebido!
Essa mulher anônima deve inspirar a minha e a sua fé. A sua fé resoluta e destemida faz com que Jesus, por intermédio dela, diga também a mim e você neste dia: “Grande é a tua fé!”
Padre Bantu Mendonça

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lançada a logomarca oficial da JMJ Rio2013



jmj_2012Na noite dessa terça-feira, 7 de fevereiro, foi lançada a logomarca oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude. O evento contou com a presença de padres, bispos, leigos, autoridades do estado, inclusive, com o Governador do Rio, Sérgio Cabral. Dom Orani, arcebispo do Rio de Janeiro, falou a respeito do processo de seleção e da importância de se levar um evento como a JMJ para o Brasil e, especialmente, para a cidade carioca. O design da marca é alegre, colorido e possui as cores do Brasil. A JMJ 2013 será realizada de 23 a 28 de julho de 2013, na capital fluminense, e atrairá jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI.
O lançamento contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do prefeito da cidade, Eduardo Paes, do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, do secretário da Congregação para os Bispos no Vaticano, Dom Lorenzo Baldisseri, e de cerca de 100 bispos do Brasil e exterior, além de diversas autoridades e representantes da sociedade.
O diretor geral da Promocat Marketing Integrado e responsável pelas negociações com a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e com a Arquidiocese do Rio de Janeiro para a realização da feira ExpoCatólica como evento oficial da JMJ 2013, Fábio Castro, elogiou a logo selecionada por possuir tecnicamente todos os elementos necessários para que a logomarca componha de forma eficaz a identidade visual do evento. “Foi uma escolha assertiva, uma logotipia leve, com traços suaves e, ao mesmo tempo, modernos”, disse.
Na logomarca foi utilizada a imagem do Cristo Redentor juntamente com as cores da bandeira nacional. “Não poderiam deixar de fora o maior símbolo da Brasil que também é católico e da Igreja Católica”. Na marca há o detalhe do coração, que remete imediatamente ao coração de Cristo, acolhedor e gratuito, simples e direto. “É uma marca que traz em si várias mensagens cristãs, basta um olhar amplo” concluiu Castro.
A JMJ, em 2013, deve trazer ao país, de acordo com o Ministério do Turismo, entre 1,5 milhão e dois milhões de turistas, de mais de 170 países. "Jovens de todos os continentes vão vir para o Rio de Janeiro. Será um evento marcante e o Governo do Estado vai trabalhar para que a nossa Jornada seja a melhor da história", disse o governador
Sérgio Cabral.

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes acredita que o encontro aquecerá a economia da região. "A cidade tem a oportunidade de fazer uma das melhores Jornadas de todos os tempos. Temos a chance de aquecer nossa economia e aumentar os números do nosso turismo”, afirmou.
A última JMJ teve Madri como sede, e foi beneficiada com mais de 354 milhões de euros. A comunidade de Madrid estimou que a JMJ gerou um incremento de 147 milhões de euros no Produto Interno Bruto da localidade. "Quando estive em Madri fiquei maravilhado com tudo que aconteceu lá. O evento tem um padrão diferenciado, a cidade estava lotada.", lembrou Eduardo Paes.

O processo de seleção

Para selecionar a logomarca foi lançado no dia 27 de setembro de 2011 com o edital do concurso para escolher o símbolo da JMJ. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica. No dia 31 de outubro, começou o processo de seleção. As logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL. Em 13 de dezembro duas logos finalistas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolheu a vencedora em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local
.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

BUSCANDO SENTINDO PARA A VIDA


Diante da complexidade deste mundo pós-moderno, nós jovens nos perguntamos: qual é o sentido da vida?
 
          Nunca nós jovens tivemos ao  alcance tantas possibilidades: escola,cursos,contatos, viagens pelo mundo internet.... Nunca tivemos tantas janelas abertas sobre o mundo, tanta possibilidade de preencher nosso tempo com mil e uma  atividades interessantes... e, no entanto,debatemos em inúmeras dificuldades  para dar sentido a tudo isso.
                                                   GRITAMOS DE INSATISFAÇÃO.
 
            Mergulhamos em profunda crise quando um amor acaba,quando tem lá em casa um pai “mandão' para enfrentar, quando tem que enfrentar a dor e o sofrimento próprio do viver , do crescer e do responsabilizar-se
             Falamos de tédio, de apatia, de desilusão, de medo, do que há de vir... Contudo, ninguém  se iluda, nós jovens não nos consideram irresponsáveis, indiferentes... somos  isso sim, filhos do  tempo e agimos a altura que o mundo nos oferece .
             Uma jovem de 18 anos confessa que se encontra numa total apatia diante de tudo que a circunda; tem dificuldade em encontrar qualquer coisa de válido a orientar sua vida
              Outra jovem de 19 anos, também desabafa: Faço coisas que não sinto e vivo entre pessoas que parecem não entender aquilo que estou vivenciando.
               No fundo , nós jovens afirmamos que a vida é um profundo mistério,terrivelmente belo mas, ao mesmo tempo, doloroso.
              A pesar dos muitos obstáculos que encontramos na vida muitas vezes produtos da cultura que o mundo dos adultos nos oferece, também nós jovens de hoje somos gente de valor e buscamos desesperadamente  encontrar nosso lugar no mundo.
               Afinal, Jesus, já há mais de 2000 anos, insistia com os que o seguiam: “PROCURAI E ACHARAIS....' (MT 7,7)

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Solidariedade com os fracos !


A enfermidade  e o sofrimento que acompanha nossa vida  geram um estado de temerosa insegurança. Encarnam a fraqueza e a fragiilidade humana.
Por isso, a libertação e salvação dos possuídos pelo demônio e a cura dos doentes, operadas por cristo, são sinal que chegaram os últimos tempos e de que o reino de Deus esta no meio de Nós. A cura é o alto do salvador  dos homens, a antecipação da vitória decisiva da páscoa, da qual vivemos particular nesta liturgia dominical. Trazendo presente o dia mundial do enfermo, ao ser celebrado dia 11
O que se recebe gratuitamente é preciso  entregá-lo com total desinteresse. É motivo de dar Glórias e louvores, abrir o caminho da fé e da adoração a Deus, segui-lo e encontrar o Messias.
A vida Humana é cercada de trabalhos e provações, que fazem, por vezes, perder até o sentido da vida. Ao apóstolo  foi confiada a missão de Evangelizar com generosidade e total doação a todos. Cristo vem ao encontro dos enfermos , estende sua mão para levantá-los. Ensina por toda a parte, mas encontra tempo para rezar, o dia Mundial do enfermo pede também para nós sermos solidários,

Jovem ciclista fará uma “travessia pela vida” e contra o aborto na Argentina


 

Marcos Russo, um jovem de 26 anos e membro do Agrupamento Frente Jovem, iniciará uma travessia em bicicleta desde Mendoza (Argentina), até o Congresso Nacional em Buenos Aires para pedir a proteção às crianças por nascer, rechaçando toda tentativa de despenalizar oaborto.

Conforme informou a imprensa, o percurso de mil quilômetros tomará 20 dias e abrangerá quatro províncias, nas quais Russo buscará acrescentar a consciência sobre o direito à vida dos não nascidos e juntará assinaturas para a Iniciativa Popular que impulsiona a Rede Federal de Famílias a favor das mães grávidas em situação de vulnerabilidade social.

Marcos, que estuda administração de empresas na Universidade Juan Agustín Maza, viajará sozinho só com o necessário e uma bandeira da Frente Jovem, cujos membros promovem e defendem os valores fundamentais como a vida.